Private Label: o que é e como a Andra pode te ajudar?

Private Label: o que é e como a Andra pode te ajudar?

agosto 6, 2020 Off Por andra

Você já sonhou em ter uma linha de produtos do seu curso de gastronomia? Ou uma linha de aventais diferenciados para os clientes da sua cafeteria que adoram a sua marca?

Private label, na tradução literal do termo, significa “marca privada”, mais conhecido como marca própria. Ou seja, neste formato de negócio, você contrata uma empresa especializada para desenvolver o produto que você precisa, com a marca que você sempre sonhou.

As grandes marcas do private label

No mundo das grandes marcas, a private label vem sendo aplicada e vista como uma forma de reduzir custos internos, aumentar a margem de lucro das empresas e, principalmente, gerar valor agregado: o tão e sempre sonhado fortalecimento de marca.

No entanto, por muito tempo, o universo das marcas próprias carregou consigo a imagem de produtos de baixa qualidade. Mas, com a entrada de grandes redes neste modelo, hoje são vistos como produtos de qualidade com um valor empático único.

Vamos pensar juntos…como seria ter um avental do restaurante do Jaime Oliver? Um copo para café da Starbucks? Uma faca para carne da sua churrascaria favorita?

Para ficar ainda mais claro, pense nas redes de supermercado ou farmácia que você frequenta, a Panvel tem uma private label com embalagem e conceito que encantam, o Pão de Açúcar tem uma marca própria chamada Qualitá, que compete com grandes marcas. Isso é private label, empresas que acreditam na força da sua marca.

Entretanto, neste modelo de negócio, a venda é restrita ao dono da marca, na sua loja ou estabelecimento próprio, ou em seu e-commerce.

Private label no Brasil

O conceito de marca própria chegou no Brasil por meio das redes de supermercados, no entanto, não é apenas neste setor que é possível encontrar exemplos desse tipo de venda. Os mais comuns que atuam neste modelo, são:

  • Têxtil;
  • Moda;
  • Suplementos;
  • Tecnologia;
  • Alimentício;
  • Cartões de crédito;
  • Farmacêutico.

Hoje em dia podemos listar diversos exemplos deste modelo de venda que conhecemos, inclusive de marcas que consumimos, visto que esse tipo de negócio vem se tornando cada vez mais comum.

Um exemplo clássico de private label de moda são as Lojas Renner. Que definem sua coleção, mas contam com uma equipe de confecção terceirizada e especializada para tornar real a sua marca. Ou seja, uma marca com produção terceirizada = private label.

Andra Confecções x Private label

Sendo a Andra especializada na confecção de uniformes e acessórios para diferentes setores, fica fácil entender como ela pode ajudar você a ter a sua private label.

Do mesmo modo, vamos te dar alguns exemplos de clientes recentes da Andra que investiram na ideia. Para que assim, você possa pensar em como esse modelo se encaixa no seu negócio e no sonho da marca própria.

Exemplo 1: Vamos pensar juntos: um curso de gastronomia que possui sua própria coleção de uniformes, que podem ser adquiridos pelos seus alunos na própria escola. Como resultado, terá uma coleção de uniformes pensados por quem trabalha na área, produzidos por quem entende de uniforme, entregues diretamente a quem precisa. Isso, sem falar nas vantagens para a marca da escola.

Exemplo 2: uma escola de equitação que possui sua própria coleção para a prática, que podem ser adquiridas no seu espaço pelos alunos que praticam o esporte. Como resultado, terá uma coleção pensada por quem pratica o esporte, produzida por quem é especializado e entregue a quem precisa.

Enfim concluímos, que esse é um projeto que não tem como não dar certo. Só é preciso planejamento e coragem!

Benefícios de produtos private label

Mesmo assim, para facilitar e te ajudar a criar coragem, vamos listar aqui algumas vantagens do private label para você que irá revender:

  1. Você não será responsável pela fabricação do produto;
  2. A equipe que produz não é contratada da sua empresa;
  3. Você pode contar com uma empresa especializada no setor que você precisa;
  4. Quem vai precisar e comprar seu produto já é seu cliente;
  5. É uma forma de faturamento adicional;
  6. É uma ação que gera fortalecimento da marca (branding);
  7. Você passa a ter uma marca própria!

Por fim, o seu único trabalho será revender para o público-alvo que já frequenta a sua “casa”. São vantagens significativas, em tempos onde novas frentes de “renda extra” são muito bem-vindas.

A escolha do parceiro ideal

Atualmente, o produto private label se diferencia pela soma da qualidade e do preço acessível.

Portanto, uma empresa que queira adotar a marca própria, deve contar com fornecedores eficientes, com autoridade e credibilidade no setor que atuam. Pois só assim, ela atenderá às necessidades de seus clientes e vinculará a sua empresa a um produto de qualidade.

A Andra Uniformes é referência no setor de confecção. Atua na área desde 1972, há quase meio século. Vem se modernizando, ano após ano, para oferecer o melhor produto final que envolve o conhecimento do tecido adequado, sua função e personalização, vinculados ao conforto, performance, qualidade, durabilidade e estilo das peças.

Pensou private label no setor de confecção? Pensou Andra!