
Uniforme domiciliar: domésticas, babás, cozinheiras e cuidadores.
O uniforme é um item importante para ser tratado entre o empregado e a contratante, especialmente em funções realizadas dentro do domicílio da família.
Neste cenário, o uniforme domiciliar pode ser aproveitado como um componente motivador para definir termos práticos na postura do profissional do lar. Sendo assim utilizado, para pontuar questões como educação, desempenho adequado da função, pontualidade, rotina, comportamento dentro da casa e apresentação pessoal.
Uniforme para o lar: um facilitador da relação
Do mesmo modo, o funcionário deve ter clareza sobre a sua função dentro do domicílio e sobre o papel que está desempenhando. Já o uniforme domiciliar, será um acessório que o ajudará a entender a sua importância naquela casa.
De maneira alguma o uniforme deve ser imposto, causar qualquer constrangimento ou sentimento de inferioridade ao funcionário. Muito pelo contrário, a intenção é padronizar a vestimenta, profissionalizar a função, tornando mais cômoda a relação, entre empregado e contratante, dentro do lar.
Para a Andra, o uniforme é uma forma de frisar que mesmo numa atividade em domicílio, esse é o seu local de trabalho, e como tal existem regras que devem ser consideradas.
Falando sobre o uso do uniforme domiciliar
Primeiramente é importante lembrar que o uniforme tem a intenção de facilitar o dia a dia do funcionário. Evitando, dessa forma, o uso de roupas pessoais nos trabalhos domésticos e, também, roupas inapropriadas, como decotes, roupas curtas e o excesso de acessórios.
Além disso, o uniforme gera segurança no contratante e ao funcionário, o qual é identificado em passeios com crianças ou idosos, no acesso a parte interna de condomínios ou casas e em ambientes públicos em geral.
Já as peças com as quais o funcionário irá trabalhar, vai depender do acordo feito na hora da contratação e da função que ele irá exercer. A entrevista inicial é o momento ideal para conversar sobre essa necessidade.
Da mesma forma, é primordial permitir que o empregado opine na composição do seu uniforme. Deixe ele optar por bermuda ou calça, camiseta leve ou camisa, para que desta forma ele possa se sentir à vontade para exercer a sua função de forma prática e segura.
Quem é responsável pelo uniforme domiciliar?
O contratante é o responsável pelo fornecimento do uniforme domiciliar na quantidade necessária e com peças adicionais adequadas a cada estação, ou seja, uniformes para o frio e o calor.
Já o cuidado com as peças, ou seja, a manutenção e a limpeza, são responsabilidades do funcionário, que deve solicitar a reposição quando necessário.
A Andra Uniformes em suas consultorias para confecção de uniformes para o lar, sempre indica três trajes sem considerar a parte de cima, camisa ou camiseta. Para estas é indispensável a troca diária. Neste exemplo, consideramos um funcionário que trabalha diariamente na casa e que poderá usufruir de 3 conjuntos por semana, tendo tempo hábil para higienizá-los.
Definindo o uniforme adequado a cada função
Em síntese, levar em conta a opinião do funcionário é essencial, mas não esqueça de considerar também a opinião da nossa consultoria.
A Andra Uniformes possui anos de experiência no setor e expertise suficiente para criar uma composição que engloba as demandas do funcionário + as necessidades do contratante + garantia de segurança e conforto para execução das tarefas atribuídas a função no lar.
Confira abaixo algumas orientações da nossa consultoria:
- Uniformes para domésticas: uniforme que permita mobilidade de todo o corpo, que sejam confortáveis para se abaixar, subir e descer escadas. Peças que sejam de fácil higienização e bom custo x benefício, por conta da demanda de reposição.
- Uniformes para babás: peças seguras com tecidos que também permitam todo o tipo de movimento. Indispensável que os sapatos sejam confortáveis e seguros para facilitar a locomoção e evitar quedas. Necessidade de trajes extras específicos para saídas com a família, em restaurantes, clubes, etc.
- Uniforme para cozinheira: os itens essenciais para essa função são: a touca e o avental, que devem ser fornecidos em quantidade para troca diária. As peças devem ter tecidos leves e seguros, já que a função é executada próxima ao fogo e envolve o contato com alimentos.
Para mais informações ou para esclarecer qualquer dúvida, entre em contato com a Equipe de Consultoras da Andra Uniformes. Autoridade no setor de uniformes desde 1972, a marca é conhecida por sua disponibilidade, simpatia, qualidade e experiência para encontrar a melhor solução para a sua necessidade.
Pensou Uniforme domiciliar? Pensou Andra.
Parabéns pelo conteúdo deste blog, fez um ótimo
trabalho!
Gostei muito.
um grande abraço!!!
Obrigada!